“Os equipamentos utilizados nos serviços de transporte devem estar em bom estado de conservação, não sendo tolerados vazamentos ou derramamentos de resíduos”
Nem todo o mundo se dá conta, mas o consumo diário de uma pessoa comum contribui para a geração de dezenas – ou mesmo centenas – de resíduos sólidos, que podem incluir: materiais orgânicos – como alimentos, papel e plásticos – e inorgânicos, como vidro, metal, entulho ou qualquer item descartado como lixo ou substância tóxica de um processo industrial, comercial, doméstico ou outro.
A alta produção de resíduos, por sua vez, demanda um manejamento responsável. É necessário prestar atenção ao gerenciamento e à gestão eficiente e adequada de todos os elementos produzidos por indústrias e estabelecimentos comerciais, além das residências. O gerenciamento inclui o processamento, transporte, armazenamento, reciclagem e disposição final de forma segura, eficiente e ecologicamente correta.
O manejamento inadequado dos resíduos sólidos pode levar a uma série de problemas ambientais e, por consequência, à saúde pública. Isso porque o lixo pode contaminar a água e o solo, afetando a saúde das pessoas e dos animais.
“Os lixões podem liberar substâncias químicas tóxicas, como chumbo e mercúrio, no ar e na água. Para piorar, o lixo pode atrair animais e insetos transmissores de doenças”, afirma Gleison Pinheiro, diretor da PUMJIL – empresa que presta serviços de desentupidora de esgoto em São Paulo (SP).
Pinheiro destaca os principais pontos que devem ser considerados pelas empresas e pelos consumidores a fim de fazer o manejamento de resíduos sólidos de forma segura nos tópicos a seguir:
Manejamento requer profissionais especializados
O especialista explica que o resíduo deve ser coletado e depositado em locais adequados. O manuseio deve ser conduzido por profissionais destinados a esta função e todos os resíduos precisam ser acondicionados próximo ao local de geração.
“O acondicionamento é uma etapa de importância, pois irá preservar a integridade dos recipientes contendo os resíduos, a fim de proteger os profissionais e facilitar a coleta, o tratamento e o transporte”, ressalta.
Empresas devem fazer a gestão de resíduos sólidos
De acordo com Pinheiro, para fazer gestão de resíduos as empresas devem seguir a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
Procedimento exige técnicas e equipamentos adequados
Segundo o especialista, determinadas técnicas e equipamentos devem ser usados para o manejamento de resíduos sólidos.
Em primeiro lugar, o procedimento exige caminhões adequados: “O transporte de resíduos deve ser feito por meio de equipamentos corretos e obedecer às regulamentações pertinentes”, afirma. “Além disso, os equipamentos utilizados nos serviços de transporte devem estar em bom estado de conservação, não sendo tolerados vazamentos ou derramamentos de resíduos”, acrescenta.
Resíduos específicos demandam atenção
O diretor da PUMJIL destaca que os maiores causadores de problemas são os materiais que não se dissolvem facilmente na água, como plásticos e outros sintéticos que, justamente por essa característica, podem ficar presos aos canos durante o deslocamento.
“Efetuar a limpeza da caixa de gordura auxilia na retenção dos resíduos gordurosos que, sem ela, iriam direto para a rede de esgoto. É recomendado fazer essa limpeza de forma periódica – a cada seis meses, aproximadamente – e realizar a limpeza e a manutenção da mesma para garantir que continue funcionando da maneira correta”, instrui.
Quais são os “violões” do entupimento?
Pinheiro frisa que os principais causadores de entupimento do encanamento são: óleos em geral, pelos e fios de cabelo, cotonetes e algodões, bitucas de cigarro e cinzas, “Além disso, é necessário redobrar a atenção com absorventes e preservativos, tintas, vernizes e solventes, farinha, borra de café e similares”, recomenda. “A destinação adequada desses resíduos é o descarte em lixeiras para resíduos sólidos”, explica.
Procedimento pede empresas especializadas
Para concluir, o especialista afirma que os consumidores devem procurar por uma empresa desentupidora profissional que possua caminhões e licenças. “Verifique se a desentupidora é uma empresa de confiança e capacitada para efetuar, de maneira correta, os serviços de coletagem, esgotamento de lama e resíduos sólidos, assim como o trabalho de limpeza e desentupimento de fossa e limpeza de caixa de gordura”, diz ele.
Para mais informações, basta acessar: www.desentupimentodepia.com.br